sábado, 8 de setembro de 2012

Enduro da Independência festeja 30 anos de história na Estrada Real

Terceiro dia de disputas terminou na Praça dos Ferroviários, em Mariana, Minas Gerais; Campeões serão conhecidos neste sábado, em Sabará

Foto: Léo Tavares/Corrosivo Filmes
Topo do Mundo... Imagem do 2º dia de prova nas belas trilhas nas montanhas das Minas Gerais

Mariana (MG) – O terceiro dia de disputas do Enduro da Independência comemorou nesta sexta-feira os 30 anos da prova nos arredores da famosa Estrada Real, que destaca as cidades históricas de Minas Gerais. O percurso teve início em Nova Lima e terminou na Praça dos Ferroviários, em Mariana, após 160 quilômetros de trilha pesada e muito calor. A briga pelo título da categoria Master continua acirrada e a decisão ficará mesmo para este sábado, quando será realizado o quarto e último dia da edição comemorativa do enduro de regularidade mais tradicional do país. Os pilotos têm pela frente mais 140 km de percurso, sendo que os campeões de todas as categorias serão conhecidos na Praça Mello Viana, em Sabará, na região metropolitana da capital Belo Horizonte.

Foto: Léo Tavares/Corrosivo Filmes
Região de Itabirito
De acordo com os resultados extra-oficiais, a classificação ficou ainda mais embolada na Master. O capixaba Jomar Grecco foi o vencedor do dia, assumindo o segundo lugar da classificação geral com 109 pontos. Com o quarto lugar de hoje, Rodrigo Amaral arrancou a liderança de Gianino Coscarelli, que cai para a terceira colocação – eles somam 115 e 109 pontos, respectivamente. Neste sábado, o roteiro passará pela Serra do Caraça, seguindo pelas localidades de Morro da Água Quente, Catas Altas e Caeté. Segundo a organização, em uma escala até 10, o nível de dificuldade será sete, o que faz com que qualquer deslize seja fatal para a decisão dos títulos.

Em 30 anos de história da prova, apenas um piloto esteve presente em todas as edições. Ao lado da esposa, Mônica Cury, o carioca Adhemar Euclydes de Souza é testemunha ocular de todas as evoluções em três décadas do esporte. “Hoje tudo é totalmente diferente dos outros anos. As motos evoluíram muito, no início tínhamos praticamente que desmontar e remontar os equipamentos no final do dia, para que não houvesse quebras no percurso. Os instrumentos de navegação, atualmente, possuem tecnologia de ponta. E as nossas roupas eram totalmente adaptadas antigamente, não havia nada específico para o enduro como hoje em dia. Usávamos calça jeans, joelheira de vôlei e camisa de goleiro, por conta das proteções”, relatou.

Foto: Léo Tavares/Corrosivo Filmes
Arredores da Estrada Real em seu 3º dia de prova

A paixão pelo enduro de regularidade também conquistou a esposa Mônica, que participou de 23 edições. Aos 58 anos, Euclydes compete na categoria Over 55 e é oficial da marinha aposentado. “Eu só não sei até hoje como eu consegui escapar de todas as paradas de 7 de setembro dos últimos 30 anos. Cada ano, era uma história para poder participar do Enduro da Independência. Tive muita sorte em conseguir viver as 30 edições da prova”, concluiu Euclydes, com muito bom humor.

Foto: Léo Tavares/Corrosivo Filmes
Jomar Grecco acelerando na edição histórica do Enduro da Independência 2012 -30 anos

O Enduro da Independência 2012 possui 596 km de trajeto no total e somou 333 pilotos inscritos de diversas localidades do país, divididos em 12 categorias: Master, Sênior, Over 40, Over 45, Over 50, Júnior, Dupla Graduados, Over 55, Feminina, Novatos, Dupla Estreante e Vintage.

Resultados extra-oficiais – 3º dia Enduro da Independência

Master
1º - 45 pontos – Jomar Grecco
2º - 42 pontos – Dário Júlio
3º - 38 pontos - Guilherme Cascaes
4º - 38 pontos – Rodrigo Amaral
5º - 33 pontos – Sandro Hoffmann

Resultados extra-oficiais – Acumulado

Master
1º - 115 pontos - Rodrigo Amaral
2º - 109 pontos - Jomar Grecco
3º - 109 pontos – Gianino Coscarelli
4º - 104 pontos – Sandro Hoffmann
5º - 103 pontos – Guilherme Cascaes

A edição de 30 anos do Enduro da Independência tem patrocínio de Honda, Prefeitura de Sabará, Prefeitura de Mariana, Prefeitura de Belo Horizonte, Microcity, ASW Racing, Circuit Equipamentos, Exceed e Honda Peças Genuínas e conta com o apoio da Minas Adventure Tour, RS Motos, MotoStreet, Plena Alimentos, Rede Minas e Diários Associados.

Mundo Press Jornalismo Estratégico

www.mundopress.com.br
angela@mundopress.com.br
+55 11 3586-8286
+55 11 9-9628-2222

Nenhum comentário:

Postar um comentário