sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Expedição Canastra - Amigos, Aventura, Pedra e Poeira...











Expedição Canastra 2009
Amigos, Aventura, Pedra e Poeira...
Serra da Canastra

Uma caravana composta de 47 treeiros amigos das cidades de Cambuquira, Machado e Varginha partiram para uma grande aventura na Serra da Canastra nos dias 20 e 21 de Junho.
O ponto de partida foi Furnas (São José da Barra), onde encontramos o famoso Pardini, que com o seu GPS, foi o nosso guia. Também se juntando a nossa troop mais dois pilotos de Alpinópolis.
A Região da Canastra é muito grande, cheia de opções de trajeto e situações diversas, e isso leva a erros imperdoáveis, são muitos os relatos dos perdidos.
Por ser inverno, a noite chega bem mais cedo, assim ,a falta de luz natural nos impediu de fazermos o natural- pernoitar em São Roque de Minas, o que daria 115 km de trilhas . O melhor então, foi fazer de Furnas o nosso QG.


No dia 20, previa-se 88 km de trilhas. Logo na saída, sobre a barragem da represa de Furnas, um grande feito da arquitetura humana. Todos ficaram encantados, sem saber ainda que o belo estava por vir, afinal estávamos entrando em outro planeta, é o que a paisagem alucinante da região da Canastra sugere, outro mundo. Confesso que mesmo andando de moto chego a rezar em forma de agradecimento por estar fazendo o que mais gosto com o meu brinquedinho de duas rodas envolto por tanta beleza.
Incrível também são as trilhas do Rio Quebra Anzol, trilha das Aranhas, Ribeirão das Orquídeas, Morro do Português (Ufa!), Buraco da Nêga 1 (o que isso?), Ribeirão do Quilombo, com a sua cachoeira de água límpida formando uma prainha de areia branca. Foi à festa! Trilha da Serra Calçada, onde separaram os homens dos meninos. Essa fez muita gente arrepender-se de ter ido, pela dificuldade é claro, mas também por não ter ido com um grupo seleto. Imagine andar sobre a crista da serra que forma o Vale da Babilônia, indescritível, belíssimo, absurdamente lindo. Acredite - onde estávamos, poucos lá estiveram. Deixamos o deslumbramento à parte e seguimos em frente, Morro do Peitinho e Peitão (nada de mais), e indo direto a Vanda onde almoçamos às 17 horas. Bom... Depois só no sapatinho, ou melhor, só no farolzinho... 60 Km de volta até Furnas em estradas de talco, isso mesmo! Talco! Poeira vermelha, branca, azul e preta, sabem - lá, a única coisa que se via era o céu aberto estrelado e maravilhoso. Pena que não dava pra andar olhando pra cima, então o negócio era mesmo montar uma olaria ocular, fábrica de tijolos com lágrimas. Faz parte, queria o que? Asfalto? Resgate?
Na noite de Furnas, fomos todos para loja de conveniência do posto de gasolina local. Um grande telão foi montado pelo Pardini e através de um projetor vimos o filme, fotos do dia, muita risada e história para relembrar, gozação quase não teve...
Domingo dia 21, pela manhã, não andamos nem 200 metros de rua e já estávamos na boca da trilha, mais outros 80 km percurso, e tome pedra, quanta pedra! E o bom é que dava para acelerar tudo em trechos sinuosos com cascalho branco, ideal para pegar braço. Seguimos pelas trilhas da Barriguinha, das Pedreiras, Tobogã (onde ninguém escorrega, rola), Estradinha do VHF (pega bem rapaz!), Barragem de Furnas, passagem sobre as comportas novamente, Trilha do Quebra Anzol Veio (não é a mesma), Trilha do Paraíso Perdido. Não sei o que tirava mais o fôlego: O grau de dificuldade ou a paisagem. Na verdade acho que são os dois... Almoçamos na Trilha dos Canteiros. No final da tarde o cansaço era visível, mas a satisfação era plena.



Queríamos andar mais e mais, parecia que era a última vez. Todos concordaram, foi um belíssimo passeio. A Serra da Canastra já deixava saudades...
Voltamos para os nossos lares repletos de alegria e com muita lembrança na bagagem.
É isso, valeu! E como valeu!
Tudo isso teve o apoio incondicional e irrestrito da:
Moto Star Concessionária Honda, Pousada Lua Luana, Móveis Del Verde,
Auto Mecânica Boa Vista, Fazenda dos Tachos, W Outdoor, P&C Adesivos,
Revista Pro Moto, Doces Reserva de Minas

2 comentários:

  1. Serra da Canastra é sempre muito bem vinda!

    ResponderExcluir
  2. Ahhhhh tio boi, na proxima to junto ae.
    Fico doido o blog

    Douglas

    ResponderExcluir